quinta-feira, 1 de julho de 2010

Áfricas do Sul

Nessa época em que TUDO gira em torno de Copa do Mundo, lá vou eu! Mas vou pela tangente, só pra aproveitar o mote.

Em 2008, num bate papo de msn com minha amiga Monique Kessous, excelente cantora e compositora com quem tenho algumas parcerias, me propus a escrever uma letra de improviso abordando temas mediterrâneos.

Num repente veio essa "Mediterrânea". Mandei pra ela. Ela gostou e fez uma música, chamada "Noites em Turim", inspirada na minha letra, mas usando apenas fragmentos do que eu escrevi e, generosamente, me colocou como parceiro da música também.

E o que isso tem a ver com a Copa do Mundo? Nada. Mas tem "Áfricas do Sul" lá no meio.

E assim eu aproveito o mote...

MEDITERRÂNEA*
(Leandro Fregonesi)

Sais do Mar Egeu
Águas de Jasmim
Pedras de Turim
Flores de Madri

Luzes de Paris
Frutas do Irã
Cheiros de Avelã
Ouros, mirras, chás

Véus de muita cor
Ventos de Israel
Cravos de Istambul
Luas pelo céu

Áfricas do Sul
Sons de Gibraltar
Velas de Kabul
Só você e eu

.

* Por essa letra ter sido preservada praticamente intacta, eu decidi que a mandaria - essa sim! - para o Luiz Carlos da Vila musicá-la por inteiro. Achei que ele, dentre os meus parceiros de samba, seria o que melhor traduziria as imagens e emoções que eu quis passar ao escrever. E assim fiz, indo em um dos seus inesquecíveis shows no Carioca da Gema, na Lapa. Ele leu o papel na hora e disse: "Bonito! Gostei. Vou fazer!". Só que essa não deu tempo de terminar.

E continuam aqui a letra e a saudade dele. E da Monique também, que já não vejo há alguns meses, em função da correria da vida.




Pra quem ficou curioso para ouvir "Noites em Turim" (Monique Kessous / Leandro Fregonesi), aqui vai uma demo:

3 comentários: